SUPERCARROS - Mustang GTD com mais de 800 cv está nos planos da Ford para o Brasil

Ford Mustang GTD é carro de corrida que pode rodar nas ruas, tem câmbio automatizado de 8 marchas, motor V8 e passa de 300 km/h


Modelo tem asa traseira ativa e pode ser personalizado com pintura especial

O Mustang GTD, carro de corrida que poder rodar em vias públicas, está nos planos da Ford para o Brasil. A versão com motor V8 de 5,2 litros e câmbio automatizado de duas embreagens e oito marchas pode chegar a 325 km/h. A informação sobre a possível vinda do esportivo foi revelada ao Jornal do Carro pelo diretor de Operações da Ford América do Sul, Antonio Baltar Jr.


A conversa ocorreu logo após o lançamento do Mustang Dark Horse, durante a edição de 2025 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, em São Paulo. De acordo com Baltar, ao menos em tese não há impedimento para a vinda do Mustang GTD. “Como nosso portfólio (de produtos) é global, estamos estudando várias possibilidades. E o Mustang GTD é uma delas”, diz o executivo.


Mustang GTD é esportivo com 800cv. | 📷 (Ford/Divulgação)

Entretanto, Baltar diz que não há nada definido. Segundo ele, há vários aspectos que precisam ser definidos antes de iniciar o processo de importação de qualquer carro. “Mas a gente tem um time muito bom de engenheiros no Brasil. Isso facilita muito as coisas”, diz. Seja como for, ele afirma que as boas vendas do Mustang no País têm surpreendido até a Ford nos Estados Unidos, onde o carro é feito.


Nesse sentido, Baltar cita a edição especial do Mustang GT com câmbio manual. De acordo com a Ford, o lote de 200 unidades foi vendido em apenas uma hora. Ou seja, em uma conta rápida, durante esse período a marca faturou nada menos do que R$ 2 milhões por minuto. “Além disso, o GT Performance continua à venda, e o Dark Horse, que vai ser uma versão de linha, nem chegou aos distribuidores, mas já tem fila de espera”, afirma.


Lançada em 2024, ano em que a Ford celebrou os 60 anos do lançamento do Mustang, a versão GTD é um carro feito paras as pistas, mas homologado para rodar nas ruas. Seu motor V8 de 5,2 litros sobrealimentado a gasolina produz cerca de 826 cv. Além disso, o cupê tem várias peças da carroceria feitas de fibra de carbono, o que reduz o peso. Como resultado, dá para dizer que o esportivo pode acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 3,5 segundos.

De acordo com a Ford, o Mustang GTD percorreu os 20,6 km do circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, em menos de 7 minutos. Ou seja, durante a sessão de testes feita pelo piloto alemão Dirk Müller, o esportivo cravou média de 190 km/h e precisou de apenas 6m 57.685s para vencer o trajeto. Para comparação, o Porsche 911 GT3 RS concluiu o circuito em 6m 49.328s. Confira abaixo o vídeo das votas do Ford na Alemanha.

Por Tião Oliveira/Estadão
Postagem Anterior Próxima Postagem