CRIME - A mania do Ctrl C + Ctrl V | Cuidado ao copiar conteúdos que não é de sua autoria, isso é PLÁGIO

Para evitar acusação de plágio, dê créditos, mencione o autor, ou pelo menos, do site em que foi copiado.

A jornalista Sylvia Camargo apresenta ao público, algumas características do que é o "Control C + Control V".

Infelizmente, muitos jornalistas e blogueiros de plantão não gostam de citar os autores do conteúdo em suas respectivas reportagens em seus veículos de comunicação, isso para que os leitores pensem, imaginem ou acreditem que as matérias são dos próprios autores destes citados veículos, quando na verdade não passam de fake news. 

Vale ressaltar que não são apenas os textos que devem ser citados os verdadeiros autores, mas as imagens e outros quaisquer. Não citar o autor, caracteriza-se crime, segundo o STJ.

O mundo passa por mais uma revolução nas informações, pois querendo ou não, as pessoas vivem expostas a novos conteúdos a todo o momento. Basta ligar o computador, um tablet ou um celular para que um universo inteiro de possibilidades se abra!

O Crtl C é um atalho no teclado do computador que significa copiar um elemento, que pode ser um texto, uma planilha, ou até uma imagem.

O atalho é formado pelas teclas control (ctrl) + a letra c (pressionados em simultâneo).

Para colar, ou seja, replicar aquele trecho de texto no lugar de sua escolha, o usuário usa de outro atalho de teclado: Ctrl V.

E estamos falando de Cópia, ou seja, reproduzir uma obra. Copiar algum texto, alguma planilha ou imagem a pessoa seleciona o conteúdo a ser copiado, e depois de selecionado, o usuário pressiona simultaneamente as duas teclas, control C e pois o control V, e assim tem o texto copiado.

E tem um ganho, pois, acelera o trabalho e evita que a gente perca tempo. A internet encurtou o caminhão para a informação, para o conhecimento.

A mania de Ctrl C + Ctrl V também facilitou a vida dos professores. “É mais fácil de descobrir quem copiou”. Porém, ao mesmo tempo em que é bom, um instrumento positivo, pois facilita, temos que tomar alguns cuidados.

Nessa imensidão de informação disponível, é necessário, checar a fonte, pois nem tudo é verdade. Checar se o texto, vídeo, ou a imagem estão assinados, por exemplo, evita os conteúdos falsos. Prestar atenção de quem assina é o mesmo o autor ou apenas quem compartilhou outro ponto a ser analisado.

Outro perigo: pegar um documento que não é seu, também vale para outra prática: o plágio! Trata-se de cópia de uma obra intelectual ou parte dela sem colocar os créditos do autor, ou pior assinar como se fosse sua. O plágio é considerado antiético e é qualificado como crime de violação autoral. Plágio é assunto sério, é crime e deve ser esclarecido com para todos, inclusive com as crianças, desde cedo.

É importante, que ao pegar um livro, um texto, uma imagem, impresso ou digital, verificar que não apenas o título da obra, mas o nome de quem criou, a fonte de onde consultou. Ninguém pode copiar um texto ou uma obra sem a autorização do autor. No entanto, é permitida a utilização de pequenos trechos, desde que fique bem claro a quem pertence àquela ideia ou criação.

É importante esta atitude de colocar o crédito ao autor. É, ainda, indicado incluir o link do site ou do blog em que a informação foi encontrada. Isso significa citar a fonte. Hoje, existem até os chamados “detectores de plágio”, ferramentes digitais criadas especificamente para descobrir se um trabalho é ou não original.

Um dos pontos que penso mais prejudiciais desta prática da cópia está na estagnação da mente. Pois quando a gente se acostuma a só copiar e colar, aquele trabalho, que deveria ser mental, fica prejudicado.

Não precisamos jogar o CTRL C e o CRTL V fora, Ele pode ser muito útil e conveniente sim. E ninguém quer o seu desaparecimento! Mas tem que ser usado com moderação. E tudo tem que ser revisado. E repensado. E pensado novamente. E novamente. É necessário extrapolar as informações, isto é, estender, ultrapassar para além do limite em que a informação apresenta.

OBS: Além de ser uma atitude antiética, o plágio é crime. A Lei 9.610, de 1998, foi criada para regular os direitos autorais, tanto artísticos, quanto acadêmicos. ... Segundo o Código Penal (artigo 184), o plagiador estará sujeito a multa e até a detenção, de três meses a um ano.

Arte imagem: Geilson Souto
Edição do texto: Geilson Souto
Escrito por Sylvia Camargo


Postagem Anterior Próxima Postagem