GESTÃO - Últimas notícias da Prefeitura Municipal de Natal

Natal realiza abertura do Outubro Rosa neste sábado (08)

Outubro é o mês de prevenção ao câncer de mama, por isso a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) trabalha a temática nas unidades de saúde durante todo período, com ações educativas e preventivas. Neste sábado (08) acontece a abertura da campanha no município, com ação de mamografias no Parque Ney Aranha Marinho, das 08h às 12h no Tirol. A capital não tem demanda reprimida para realização do exame de mamografia e em 2021 foram 26.407 exames realizados. Na luta contra o câncer, quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances o paciente tem de se recuperar da doença.

A unidade móvel de mamografia tem programação para este mês nos bairros do Tirol (08.10 no Parque Ney Aranha Marinho e 10.10 a 14.10 na Câmara Municipal) e Felipe Camarão (17.10 a 21.10 na USF KM 06). Mulheres acima de 40 anos podem procurar o local com RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência de Natal. Não é necessário requisição de exame para receber o atendimento. Os atendimentos são gratuitos e estarão disponíveis no horário das 7h30 às 16h.

"O mês de outubro é voltado para a campanha, mas a prevenção deve ser realizada o ano inteiro, especialmente com o autoexame. Toda mulher pode tocar os seios durante o banho, bem como a região das axilas, para perceber se há algum cisto ou massa irregular. Qualquer unidade básica (UBS) pode dar mais orientações e todos os meses ofertamos mamografias gratuitas", afirma Ana Paula Magalhães, chefe do Núcleo de Saúde da Mulher e do Homem em Natal.

A programação também se estende às unidades básicas de saúde (UBS) de toda a cidade com ações nas salas de espera, mesas-redondas, painéis expositores e palestras educativas. Na próxima terça-feira(11), em parceria com o Centro de Referência Mulher Cidadã Elizabeth Nasser (Av. Nevaldo Rocha, 2280), o Distrito Sanitário Oeste promove duas palestras com mastologistas às 08h e às 16h. No dia 21 de outubro, às 08h, A USF Guarita também organiza ação educativa na Praça Gentil Ferreira (R. Amaro Barreto), no Alecrim.

Serviço

Abertura do Outubro Rosa
Parque Ney Aranha Marinho (Av. Gov Juvenal Lamartine, 2. Tirol)
08 de outubro das 08h às 12h
Mamografia para mulheres a partir dos 40 anos (levar RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência de Natal)

Procon Natal inicia fiscalização para o Dia das Crianças

Procon Natal realiza fiscalização no comércio de brinquedos

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Natal (Procon Natal), iniciou ontem (06) a “Operação Dia das Crianças”, em alusão à data comemorativa, celebrada no dia 12 de outubro. A fiscalização atuará nos estabelecimentos especializados, nas quatro zonas da capital.

Na operação, os fiscais do órgão verificam, por exemplo, se os preços dos produtos estão visíveis aos clientes, se as informações que constam nos brinquedos estão corretas, se possuem a validade, caso seja necessário, e se contam com o selo de certificação do INMETRO, com a indicação de faixa etária.

A fiscalização observa, ainda, a presença do Código de Defesa do Consumidor (CDC) no estabelecimento, Lei Federal nº 12.291/2010, venda casada, considerada prática abusiva conforme o art. 39º, inciso I, do Código do Consumidor, e também o art. 6º, incisos III e IV, que preconiza o direito do consumidor à informação adequada e clara sobre serviços e produtos. Também é observado pelos fiscais o cumprimento da Lei Municipal nº 6.216/2011, onde deve constar no cupom fiscal o endereço e telefone do órgão de defesa do consumidor, no caso o Procon Natal.

Segundo o diretor técnico do Procon Natal, Diogo Capuxú , “o objetivo da operação é orientar os comerciantes para evitar possíveis abusos praticados contra os consumidores”, como também garantir o cumprimento das leis e assegurar a tranquilidade e segurança dos consumidores. A operação ocorrerá até a próxima terça-feira (11), véspera do Dia das Crianças. Os estabelecimentos que apresentarem irregularidades poderão ser autuados e multados de acordo com as regras estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

Na hora das compras se o consumidor se sentir lesado nos seus direitos, deverá procurar os órgãos de proteção e defesa do consumidor, ou atendimento presencial marcando agendamento pelos seguintes canais de atendimento: telefone (84) 3232-9050, WhatsApp (84) 98812-3865 e e-mail: proconnatal@natal.gov.br.

Prefeito Álvaro Dias vistoria obra de reconstrução da rua Mirassol

Equipes trabalham na obra de forma a agilizar a recuperação da rua Mirassol

O prefeito Álvaro Dias vistoriou nesta quinta-feira (6) a obra de recuperação da rua Mirassol, no bairro de Felipe Camarão. O local foi um dos mais afetados pelas fortes chuvas que ocorreram no mês de julho em Natal, provocando a abertura de uma cratera e danificando cerca de 30 moradias. Segundo técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), passada a fase de aterramento e estabilização do solo, a obra avança e a previsão é de que seja finalizado no final de novembro, quando os moradores poderão retornar às suas casas com segurança.

“Estamos acompanhando de perto a recuperação da rua Mirassol, um dos lugares mais castigados pelas enchentes ocorridas no inverno, que foi um dos maiores. Há 30 dias a prefeitura está trabalhando ininterruptamente junto com a construtora para agilizar a entrega da rua e o retorno dos moradores. Vamos sanar esse grave problema”, comentou o prefeito.

As equipes já concluíram a construção dos chamados poços de acesso, estruturas de concreto com alvenaria de quatro metros de profundidade. A fase do assentamento das tubulações também já está praticamente concluída, dos 26 tubos previstos restam apenas seis para serem instalados. A última etapa será a pavimentação. A obra na Rua Mirassol foi orçada em R$3 milhões, com recursos repassados pelo governo federal.

Pavimentação no entorno do complexo turístico da Redinha atinge cerca de 40%

Novos acessos já contam com cerca de 40% da obra concluída

Nesta semana, uma das obras mais emblemáticas para o turismo potiguar, o Complexo da Redinha, promovido em parceria entre a gestão municipal e o Governo Federal, atinge novas marcas nos serviços do seu entorno e na construção do novo centro de artesanato, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Nesses dias, o trabalho de requalificação viária do acesso à Redinha, com novo capeamento asfáltico e melhorias em calçadas atingiu 38% de conclusão. "O serviço é no trecho da Av. João Medeiros Filho, até o entroncamento com a rua Francisco Ivo e outras vias próximas. Também seguimos (25%) com a pavimentação das ruas Francisco Ivo, Maruim e acesso ao chamado quebra-mar. Essas duas etapas complementares da obra do Complexo Turístico da Redinha têm previsão de conclusão até janeiro próximo", explicou o secretário adjunto de Obras da Seinfra, Rafael Dias.

Os trabalhos seguem também a todo vapor na construção do novo centro de artesanato e na requalificação da rede de drenagem da localidade e enrocamento. "Nestes setores, já passamos da casa do 30% de serviços promovidos e pretendemos entregar essas novas etapas prontas até maio do próximo ano. As obras do Complexo em si, onde antes era o antigo mercado, seguem na fase inicial e com previsão de entrega para o fim de 2023", explicou o adjunto da Secretaria de Infraestrutura.

Novos dias e novos negócios

Com as obras realizadas pela Prefeitura do Natal, a antiga praia da Redinha ganhará maior pujança econômica e trará desenvolvimento àquela região. “Essa é uma das obras mais emblemáticas que estamos realizando. O propósito é transformar a vida dos moradores e empreendedores da Redinha e de toda a Zona Norte. Estamos criando um novo pólo de desenvolvimento da nossa cidade, modificando uma região promissora que nunca teve um olhar tão especial como o que estamos dando. Vamos potencializar o turismo local, atrair novos negócios, fortalecer os que aqui existem, valorizar a região, gerar emprego, renda e oportunidades. O futuro que se avizinha é promissor”, afirma o prefeito Álvaro Dias.

Complexo Turístico

O mercado remodelado contará com dois andares com 29 boxes, seis restaurantes, praça de alimentação, e deck para embarcações e varanda panorâmica. Além disso, a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes terá nova cerca.

Postagem Anterior Próxima Postagem