O atacante brasileiro compareceu perante a justiça espanhola pelo caso que remonta a 2013
Neymar Jr. começou sua apresentação perante a justiça espanhola nesta segunda-feira na denúncia por "fraude e conluio" pela qual o jogador pode pegar dois anos de prisão e uma suspensão federal por sua venda do Santos ao Barcelona em 2013.
O caso conhecido como "Neymar 2" chegou a julgamento nesta segunda-feira quase um mês após o início da Copa do Catar e terá sentença em uma semana após a denúncia promovida pela rede de supermercados DIS no Brasil, que era dona de 40 % dos direitos de Neymar antes de deixar o Santos para o Barcelona.
De acordo com a denúncia, Barcelona e Santos, com o "conluio" do jogador e da sua família, acordaram um preço inferior ao que foi efetivamente pago para reduzir a parte que deveria corresponder ao grupo alimentar em 25 milhões de euros.
Como resultado disso, os denunciantes solicitaram cerca de 35 milhões de euros de indenização, além de cinco anos de prisão para Neymar, multa de 10 milhões, suspensão federativa de jogar futebol e outros 8 milhões do Barcelona.
Pelo mesmo motivo também serão julgados seus pais, os ex-presidentes do FC Barcelona Sandro Rosell, acusado de cinco anos de prisão por corrupção e fraude, e Josep Maria Bartomeu, além do ex-técnico do Santos Odilio Rodrigues Filho.
Os restantes arguidos são três pessoas coletivas: FC Barcelona, Santos FC e a empresa fundada pelos pais do jogador para gerir a sua carreira.
Neymar foi intimado pela justiça catalã como todos os réus, embora, de acordo com o cronograma inicial, seu depoimento esteja marcado para sexta-feira, 21 ou 28.
Esta segunda-feira -de acordo com o jornal As- e três horas após o início do julgamento, o presidente do Tribunal, José Manuel del Amo, permitiu que Neymar se aposentasse para descansar por ter jogado ontem com o PSG contra o Olympique de Marselha pela Ligue 1, partida em que marcou o gol da vitória dos parisienses por 1 a 0.
"Enquanto você marcou um gol ontem, eu já estava na cama", disse o juiz a Neymar, que chegou a Barcelona na manhã de segunda-feira diretamente de Paris.