MACAÍBA - Conferência Municipal reúne sociedade civil e entes governamentais para debater o Sistema Único de Assistência Social


A Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) realizou nesta quarta-feira(02), a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, no Arco-íris Recepções, com o tema ‘Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”.

A abertura do evento foi realizada com a formação da mesa de autoridades com a presença do prefeito, Emídio Júnior, das vereadoras Rita de Cássia Pereira e Erika Emídio, do secretário adjunto da SEMTHAS, Eriberto Freire Tomaz, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e da APAE, Maria Irene Vieira, da conferencista e assessora técnica da Federação dos Municípios (FEMURN), Ivani Matias e da representante dos usuários do SUAS, Paula Costa da Silva. Na ocasião, o Hino Nacional foi tocado pelo artista da terra, Robertinho do Acordeon.

O prefeito Emídio Júnior afirmou que o Município avançou muito na área de assistência social desde o início de sua gestão. “Temos mais de 20 mil inscritos no Cadúnico de Macaíba, e sabemos as necessidades do nosso povo, e o nosso objetivo é ampliar ainda mais a nossa rede de assistência para minimizarmos as dificuldades dessas famílias”, disse.

O secretário Adjunto da SEMTHAS, Eriberto Freire Tomaz, informou que a Conferência Municipal de Assistência Social, ocorre a cada dois anos. “Aqui reunimos entidades governamentais e da sociedade civil para avaliarmos as ações realizadas nesse período e projetar os próximos dois anos. Nosso objetivo é melhorar os serviços oferecidos em todos os equipamentos da rede de assistência de Macaíba”, disse.

Para a presidente da Conferência Municipal de Assistência Social, Maria Irene Vieira, essa conferência está debatendo a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social, a nível nacional. “Sabemos que o SUAS é a salvação do povo humilde, e a SEMTHAS presta um excelente serviço de atendimento as pessoas em situação de vulnerabilidade social, por isso hoje estamos aqui para analisar o SUAS que nós temos, e o SUAS que nós queremos”, disse.

O ponto alto do evento foi a Palestra Magna com a Conferencista, Ivani Matias Xavier Trigueiro, assistente social e assessora técnica da FEMURN. Segundo ela, a Conferência é o momento importante para a reconstrução do SUAS nos Estados, nos Municípios e na União. “Hoje nós avaliamos as políticas de proteção social, apontamos as deliberações, fizemos propostas para aprimorar e fortalecer esse sistema público tão importante, que protege e acolhe as pessoas em maior vulnerabilidade. Aqui em Macaíba, a avaliação é positiva, pois o município tem um forte compromisso com a assistência social”, falou.

Para a cacica da tribo do Tapará, Francisca Bezerra foi muito importante participar da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. “Elaboramos propostas, para que o povo indígena seja incluído em todas as ações sociais, pois precisamos ocupar todos os espaços, já que somos os primeiros habitantes desse território”, disse.

A 14ª Conferencia Municipal de Assistência social contou ainda em sua programação com as apresentações culturais, ‘Dança do Toré’, dos Povos originários de Lagoa do Tapará, e do ‘Grupo de Percussão Baobá’, da comunidade Quilombola Capoeiras. O evento contou também com as presenças do Secretário Municipal de Saúde, Júnior Rêgo, do Secretário de Esporte e Lazer, Sócrates Garcia e da Secretária de Planejamento e Governança, Karol Romano.

📷 Geraldo Neto

Postagem Anterior Próxima Postagem