GUERRA ISRAEL-HAMAS - O mais recente | O número de mortos em Gaza chega a 30.000, com mais de 100 mortos na violência do comboio de ajuda

Mais de 30 mil palestinos foram mortos e mais de 70 mil feridos na Faixa de Gaza desde que a guerra de Israel contra o Hamas começou, há quase cinco meses, disseram autoridades de saúde no território nesta quinta-feira.

O marco sangrento ocorreu quando testemunhas palestinianas afirmaram que as tropas israelitas abriram fogo contra uma multidão de pessoas que lutavam por ajuda na Cidade de Gaza. Mais de 100 pessoas foram mortas e pelo menos 700 ficaram feridas, segundo testemunhas palestinas e o Ministério da Saúde de Gaza.

Israel disse que muitos dos mortos foram pisoteados em uma debandada caótica em busca de ajuda alimentar e que suas tropas só dispararam quando se sentiram ameaçadas pela multidão.

Escombros ao redor da Mesquita Al-Farouk após um ataque aéreo em Rafah, no sul de Gaza, na semana passada. | 📷 AFP

A guerra de Israel contra o Hamas desencadeou uma catástrofe humanitária em toda a Faixa de Gaza e causou devastação generalizada em áreas do norte, como a Cidade de Gaza, que estão em grande parte isoladas do resto do território e com pouca entrada de ajuda.

A ONU afirma que um quarto dos 2,3 milhões de palestinianos de Gaza enfrentam a fome ; cerca de 80% fugiram de suas casas.

A guerra começou depois que militantes liderados pelo Hamas invadiram o sul de Israel em 7 de outubro, matando 1.200 pessoas, a maioria civis, e fazendo cerca de 250 outras como reféns.

Atualmente:

- As maiores cidades árabes-americanas de Michigan rejeitam Biden pela forma como lidou com a guerra Israel-Hamas.

— O principal diplomata da Áustria apela a uma pausa na luta no Médio Oriente pelo mês sagrado muçulmano do Ramadão.

— O Canadá diz que está a trabalhar para enviar ajuda aérea para a Faixa de Gaza o mais rapidamente possível.

— Grupos de ajuda apelam à UE para libertar fundos urgentes para a agência de refugiados palestinianos.

— Como seria um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas?

— A ajuda alimentar chega ao norte de Gaza pela primeira vez em semanas.

Número de mortos em Gaza ultrapassa 30 mil após ataques israelenses. Ver vídeo abaixo.

AP News

Postagem Anterior Próxima Postagem