O ator vencedor do Oscar Christian Bale, que interpretou Batman na trilogia de filmes “Cavaleiro das Trevas”, está envolvido em um novo projeto de construção de casas e um centro comunitário como parte de uma iniciativa para proteger irmãos adotivos de serem separados uns dos outros.
O ator de 50 anos se reuniu com autoridades locais na semana passada em Palmdale, Califórnia, em homenagem à nova construção – um projeto que ele imaginou há 16 anos.
Bale, que nasceu na Grã-Bretanha, viveu a maior parte da sua vida no sul da Califórnia. A ideia de construir uma comunidade para irmãos adotivos lhe veio à mente quando descobriu que havia uma porcentagem maior de filhos adotivos no condado de Los Angeles, e muitos deles estavam sendo separados.
“Fiquei chocado e furioso ao saber que temos mais filhos adotivos aqui do que em qualquer outro lugar do país. Eu também estava me culpando por não saber disso antes. Então pensei: 'Bem, é isso. " Bale disse ao The Hollywood Reporter (THR).
"Minha esposa e eu decidimos que faríamos tudo o que pudéssemos ao nosso alcance para mudar isso".
Organizar a construção de uma comunidade para crianças adotivas não foi tarefa fácil, de acordo com Bale.
“Eu tive uma ideia muito ingênua de conseguir um pedaço de terra e depois trazer as crianças e os irmãos e irmãs morando juntos e cantar músicas como a família Von Trapp em 'A Noviça Rebelde'", disse Bale.
"É muito mais complexo. Estas são as vidas das pessoas. E precisamos ser capazes de fazer com que elas se recuperem quando envelhecerem. Há muita coisa envolvida nisso".
Depois de viajar para Chicago e trabalhar vários dias em reuniões para crianças e serviços familiares, Bale disse que recrutou Tim McCormick, que havia criado um programa semelhante e eles organizaram a organização que ficou conhecida como Together California. Bale co-fundou o grupo com o Dr. Eric Esrailian da UCLA.
“Ele disse que tínhamos que fazer isso na Califórnia”, disse McCormick sobre Bale. “Para seu crédito, através de todos os tipos de desafios, COVID e tudo mais, ele nunca desistiu”.
Os homens se reuniram com a supervisora do condado de Los Angeles, Kathryn Barger, e outras autoridades municipais para planejar a comunidade e os serviços relacionados para os irmãos adotivos.
Juntos, o grupo iniciou as obras de 12 casas e um centro comunitário, que serão concluídas em abril de 2025.
“Com nosso modelo Together California, [a vila] é algo absolutamente novo, totalmente transformador e algo completamente necessário. Imagine a dor e o trauma absolutos de perder seus pais ou ser arrancado de seus pais e, ainda por cima, perder seus irmãos e irmãs. disso. Isso não é maneira de tratar crianças”, disse Bale ao THR.
"E assim, seremos o centro para isso. Espero que esta vila seja a primeira de muitas, e espero que as pessoas, californianos e angelenos, saibam que podem se juntar a nós para abrir nossos olhos para o que está acontecendo logo abaixo do nosso narizes. Estes são nossos filhos e devemos ajudá-los.
Bale começou sua carreira ainda jovem, estrelando os filmes "Império do Sol", de Steven Spielberg, e o musical "Newsies", da Disney. Ele ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante pelo filme “O Lutador”, de 2010.
Aproximadamente 391.000 crianças nos Estados Unidos estão em lares adotivos, de acordo com um relatório de 2021 da usafacts.org.
O site também afirma que o sistema de acolhimento dos EUA atende mais de 600.000 crianças anualmente.
Ator britânico Christian Bale | 📷 Shutterstock