OPORTUNIDADE - Já pensou em ser um piloto da Força Aérea Brasileira? Inscrições para OFICIAIS AVIADORES estão abertas! Não perca a chance

Candidatos devem ter nível médio completo


Se você também sonha com a possibilidade de ser um piloto da Força Aérea Brasileira, está com sorte.

As inscrições para ingresso na carreira de Oficial Aviador estão abertas. Os interessados têm até o dia 22 de abril para se candidatar diretamente pelo endereço eletrônico https://www.fab.mil.br/ingresso/.

O principal requisito para ingresso é possuir idade entre 17 e 23 anos, além de formação completa no ensino médio.

Como é a formação de um Aviador da FAB?
De acordo com o site da FAB, a formação de um piloto passa, inicialmente, pela seleção para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga, São Paulo.

Os interessados, no entanto, devem se preparar. A concorrência por uma das vagas chega a ser tão acirrada quanto os maiores vestibulares para medicina do país.

Os candidatos passam por prova objetiva, testes físico, psicológico e de saúde. Ao serem aprovados, ingressam então na AFA.

O curso é realizado em regime de internato. Nele, o aluno tem instruções militares e acadêmicas. Ao final dos quatro anos, é conferida a graduação de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública; e de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar.

Ainda, segundo informações do site da FAB, para realizar o primeiro voo, os Cadetes se dedicam, inicialmente, a estudar manuais de aeronaves e de procedimentos de voo.

O aluno precisa ter todo conhecimento teórico antes de receber instruções práticas, essas realizadas apenas no segundo e quarto ano.

O primeiro avião a ser pilotado é o T-25, no segundo ano, em que os cadetes aprendem as regras elementares do voo, além de fazer manobras e acrobacias. No quarto ano, é utilizado T-27 Tucano, que voa mais rápido e mais alto.

Após a formação na AFA, os cadetes se tornam Aspirantes a Oficiais e são levados para Natal, no Rio Grande do Norte, onde podem desenvolver todo o conhecimento adquirido e, de lá, serão encaminhadas para as unidades da FAB que necessitam da presença do militar.
Postagem Anterior Próxima Postagem