A 76ª edição da tradicional Prova Ciclística Governador Dix-Sept Rosado, realizada neste domingo (28), em Mossoró, ficará marcada pelo domínio absoluto do mossoroense Manoel Ferreira Rocha, o popular “Descasca”. O atleta foi o grande nome do evento ao conquistar três categorias: Elite Local, Elite Nacional e Liberdade, esta última aberta a ciclistas de todas as divisões.
Dois anos após sofrer uma queda a poucos metros da chegada em 2023, quando perdeu a chance de vencer, o ciclista comemorou com emoção o feito.
— “Essa vitória tem um sabor especial. Treinei muito para superar aquele momento difícil de dois anos atrás. Vencer a Elite Local já é emocionante, mas superar nomes como o campeão Leandro Rabelo, na Elite Nacional, mostra que Mossoró tem força no ciclismo. E ainda conquistar a Liberdade, contra atletas de todas as categorias, é a realização de um sonho”, destacou Manoel, que se prepara agora para disputar nos próximos dias uma competição no estado de Santa Catarina (SC).

Descasca", reinou absoluto e conquistou o título nas categorias Elite Local, Elite Nacional e Liberdade.
Alice Melo brilhou mais uma vez em casa
Outro grande destaque foi a mossoroense Alice Melo, bicampeã da categoria Elite Feminino. Com ritmo forte do início ao fim, ela abriu vantagem expressiva sobre as concorrentes e confirmou o favoritismo.
— “Foi uma prova especial. Mossoró tem me dado muitas alegrias e subir ao pódio em minha terra mais uma vez só reforça meu compromisso com o esporte e com a valorização das mulheres no ciclismo”, afirmou Alice.

A competição também emocionou com a participação do garoto José Pedro, de apenas 11 anos. Sem a categoria Infantil na disputa, ele encarou o desafio de competir na Juvenil, contra atletas mais velhos. Apesar da diferença de idade, completou todo o percurso de 30 minutos, arrancando aplausos do público.
— “Eu decidi correr com os mais velhos porque é muito difícil ter minha categoria. Mas foi uma prova boa, gostei muito e se Deus quiser estarei aqui de novo ano que vem e quem sabe pegar pódio”, disse o jovem ciclista, visivelmente orgulhoso.
Homenagens

A prova também foi marcada por homenagens a ciclistas que fizeram e ainda fazem história na competição, ao darem a bandeirada de chegada nas várias baterias. A própria Alice Melo, nome internacional do ciclismo, 19 vezes campeã brasileira, medalhista pan-americana e sul-americana, convocada mais de 20 vezes para a seleção brasileira e atual bicampeã da disputa, foi uma das homenageadas.
—"Sinto-me muito orgulhosa de ser lembrada e valorizada, principalmente por ser em minha terra. Gratidão", resumiu a atleta.
Entre as lembranças, uma homenagem póstuma ao ciclista Laís Nunes de Carvalho, campeão da prova em 2017, na categoria Master B Local, e em 2018, nas categorias Máster B Local e Nacional. Ele foi representado pelas filhas Layane Moreira, que deu bandeirada em uma das baterias, e Larissa Moreira.
— "Uma emoção muito grande pra gente, pois ele sempre participava da corrida. Como não foi mais possível, fazer essa homenagem é uma forma de trazê-lo e fazê-lo presente na corrida, neste momento", declarou Layane, emocionada, ao lado da irmã.
Estrutura aprovada
Organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sesporte), a prova teve como novidade a largada e chegada em frente ao Memorial da Resistência, o que agradou atletas e público. O espaço ofereceu melhores opções de conforto, incluindo áreas de sombra para quem acompanhava o evento.

O secretário da Sesporte, Vivaldo Dantas, comemorou o sucesso da edição.
— “Foi uma prova grandiosa, com ótimo nível técnico e participação do público. Uma sensação maravilhosa, o que a gente presenciou aqui com esses ciclistas, cada prova, a disputa, a alegria, a satisfação e o orgulho que eles falaram em estar disputando essa prova. Maravilhoso! A mudança para o Memorial da Resistência se mostrou acertada, proporcionando mais conforto e visibilidade ao evento. O resultado é extremamente positivo e só reforça a tradição dessa competição para Mossoró”, avaliou.
Resultados oficiais da 76ª Prova Ciclística Governador Dix-Sept Rosado:
Categoria Máster D
1º Fernando Antônio Benavides de Arruda
2º Edgard Navarro Cunha
3º Vicente Lopes Galdino
Categoria Máster B Nacional
1º Erivan Lucas da Silva
2º Keliab Félix Costa
3º André Elia Assad
Categoria Máster B Local
1º Erivan Lucas da Silva
2º Keliab Félix Costa
3º Samuelson Pinto Dantas Diniz
Categoria Elite Feminino
1º Alice Tamirys Leite de Melo
2º Miriam Araújo de Lima
3º Juliana de Oliveira Monteiro
Categoria Júnior
1º Pedro Lucas Cardozo Rodrigues
2º Felipe de Alencar Castelo
3º Pedro Artur Silveira Paulino
Categoria Juvenil
1º Lucas Emanoel Lima da Silva
2º Anderson Gomes Ferreira
3º Davi de Sousa Mota
Categoria Máster A Nacional
1º Jesiel Fernando de França Souza
2º Dirceu Soares Vale de Almeida
3º Arthur Maxwell Nogueira da Silva
Categoria Máster A Local
1º Dirceu Soares Vale de Almeida
2º Arthur Maxwell Nogueira da Silva
3º Raimundo Fernandes Maciel Maia
Categoria Máster C Nacional
1º Braziliano Jerônimo Vieira Freire
2º Fábio Alves da Silva
3º Percival da Rocha Paulino
Categoria Máster C Local
1º Percival da Rocha Paulino
2º Benedito Pereira
3º Noberto Soares de Oliveira
Categoria MTB Feminino
1º Maria Dayse Gomes de Souza
2º Maria Andreza da Silva Santos
3º Francisca Sueny Rosa da Silva
Categoria MTB Masculino
1º Josevan Vieira
2º Josué Alves da Silva
3º Josuelison da Silva Dantas
Categoria Elite Nacional
1º Manoel Ferreira Rocha
2º Leandro Rabelo da Costa
3º João Pedro Beserra Silva
Categoria Elite Local
1º Manoel Ferreira Rocha
2º Ubiratan Miquéias de Lima Gomes
3º Laércio Nunes de Carvalho
Categoria Liberdade
1º Manoel Ferreira Rocha
2º Pedro Henrique da Silva Marcos
3º Jesiel Fernando de França Souza.
Ver mais imagens da Prova clicando aqui.