A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Semurb) de Macaíba vivenciou 2025 marcado com obras e ações inovadoras que transformaram significativamente o cenário ambiental e urbano da cidade. Destaques como o desassoreamento do Rio Jundiaí, plano de saneamento básico e uma premiação estadual consolidaram o ano como um período de avanços épicos.
O serviço de desassoreamento removeu sedimentos orgânicos e inorgânicos acumulados ao longo de cerca de 2 km do trecho urbano do rio, abrangendo desde a ponte da BR-304 até o antigo cais. A iniciativa reduziu riscos de enchentes após décadas de problemas e revelou paisagens e contornos urbanos que há muitos anos não eram vistos pela população macaibense. Além de lidar com o assoreamento e a remoção do excesso de manguezais e vegetações invasoras no leito, essa obra promoverá benefícios econômicos para os proprietários de residências e comércios que enfrentaram incontáveis prejuízos durante muitos invernos.
A Semurb avançou no plano de saneamento básico, apresentando sua minuta à Câmara Municipal e apontando as possíveis soluções para melhoria de questões essenciais para nosso município, como destinação de esgotos, coleta e armazenamento de resíduos, abastecimento de água (principalmente em áreas rurais) e preservação de rios e nascentes. Trata-se do primeiro plano nesse sentido elaborado em Macaíba pela Prefeitura e com ampla participação popular.
O órgão deu um passo histórico com o lançamento do licenciamento ambiental municipal, baseando-se em três eixos que visam impulsionar a chegada de novos investimentos para a região: desenvolvimento econômico, sustentabilidade e segurança jurídica. Até então, as licenças para novos empreendimentos no município eram emitidas exclusivamente pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema/RN). O licenciamento representa um novo horizonte de oportunidades para a atração de investidores, o que consequentemente irá implicar na geração de mais empregos.
Conseguiu captar recursos para a padronização da feira livre e a construção de um terceiro mercado público, ampliando opções comerciais com foco em sustentabilidade. Ainda conquistou uma premiação estadual por excelência ambiental, através do Idema, reconhecendo suas práticas inovadoras, como o lançamento de um calendário ecológico para conscientização comunitária, especialmente nas escolas, e implantou um ponto de descarte para lixo eletrônico, incentivando a reciclagem.
📷 Geraldo Neto
Ascom/PMM

