CICLISMO - Sobrevivência no MTB: o que fazer se um cão te atacar

Quem já não se deparou com um cão em atitude 'suspeita' quando pedalamos pelas montanhas? Certamente isso já aconteceu com você em mais de uma ocasião e as reações terão sido muito diversas, mas... elas estavam corretas?


Provavelmente para muitos de vocês, os cães são 'companheiros' regulares na estrada em seus passeios nas montanhas. E não estamos falando de todos aqueles que têm um cachorro como animal de estimação e o levam para passear quando saem com o MTB. Referimo-nos aos cães que podemos encontrar no nosso caminho por caminhos e trilhos, e que normalmente estão a guardar quintas próximas, a cuidar de manadas ou, infelizmente, são simplesmente cães perdidos ou abandonados, à sua sorte .

Nesses momentos, a situação pode ficar tensa: rosnados, latidos, perseguições ou a ameaça de uma mordida nos fazem reagir, às vezes de maneira errada ou precipitada . Os nervos tomam conta de nós e, embora em 99,9% dos casos nada de grave aconteça, eles nos fazem viver um momento ruim que demoramos a esquecer.


Por todos esses motivos, queremos sugerir algumas dicas para resolver esse tipo de situação da melhor maneira possível :
  • - Em primeiro lugar, temos que dizer que o comportamento 'agressivo' dos cães que encontramos em caminhos e trilhas é totalmente lógico e normal. Na maioria dos casos, estamos passando pelas fazendas que eles protegem, pelos rebanhos que eles monitoram, ou simplesmente invadindo temporariamente seu território, então o animal se sente ameaçado por nós e age com uma atitude dominante, protetora e defensiva contra o ciclista. Embora seja verdade que, no caso de cachorros ou cães jovens, eles também podem ir atrás de você por diversão.
  • - Mas se você já perceber que o cachorro não quer brincar... é hora de ficar calmo e quieto , evitar movimentos bruscos, mas mostrando autoridade, nunca o perdendo de vista. Se você transmitir medo ou nervosismo - algo que os cães podem perceber - o animal estará reafirmando sua posição de força.
  • - É hora de avaliar rapidamente a situação: se estivermos em terreno descendente ou favorável, sem muitas dificuldades técnicas, o mais fácil é, sem dúvida, 'sair nos pedais' . Com um sprint rápido, teremos perdido de vista nossos problemas de ameaça e adeus. Mas se nos encontramos em um trecho ascendente da estrada ou o animal (ou animais) bloqueia nosso caminho, é melhor desacelerar e até ficar imóvel . O ato de acelerar, segundo os treinadores, pode despertar o comportamento ou instinto de caça no cão...
  • - Se, apesar da sua atitude de 'não-agressão', o cão não diminuir o seu nível de afronta, você perceber que ele está ficando cada vez mais nervoso e perceber que ele pode atacá-lo, a própria bicicleta serve como escudo ou barreira contra o animal . Nesses casos, basta ter paciência, deixá-lo cansado de latir e ir embora. Às vezes podemos pensar que pegar um pau e bater no cachorro pode ser uma solução, mas o simples fato de pegar um objeto para atacá-lo vai redobrar o instinto de defesa do animal e, portanto, torná-lo mais agressivo -além de causar danos, acreditamos, desnecessários e injustos. No máximo, poderíamos tentar distraí-lo jogando gentilmente algo para ele morder. Uma garrafa, por exemplo.


  • - Colocando na pior das hipóteses, se nenhuma das opções acima funcionou - algo realmente improvável, insistimos - e o ataque é iminente, os especialistas recomendam ficar parado, em pé, com os braços perto do corpo e os punhos cerrados -sim , para evitar o que você está imaginando...-. Dessa forma, após o primeiro ataque, o cão perceberá que você não é uma ameaça real para ele, ele se acalmará , cheirará você por alguns segundos e acabará indo embora. Claro, o susto não será mais tirado por ninguém daqui a pouco.
  • - Por fim, e como recomendação utilizada, mesmo por adestradores de cães, podemos recorrer ao transporte de um simples repelente no bolso da camisola . Esses dispositivos, do tamanho de um controle remoto de garagem, emitem ultra-sons irritantes para o animal - não prejudiciais à sua saúde - que certamente o farão mudar de ideia e ficar longe de você.

Pedalar nas trilhas, estradas ou no asfalto, a Trilha Bike Parnamirim tem a melhor bike e acessórios pra você.

Postagem Anterior Próxima Postagem