ATENÇÃO - Submarino desaparecido do Titanic ainda tem cerca de 30 horas de ar

Resumo sobre o desaparecimento do Submersível Titã


O submersível turístico que desapareceu com cinco pessoas a bordo tem menos de 30 horas de ar, segundo estimativas das autoridades.

O contato com o pequeno submarino foi perdido no domingo, mais da metade de seu mergulho no local do naufrágio do Titanic, na costa de Newfoundland, Canadá.

O empresário britânico-paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman estão a bordo, junto com o empresário e explorador britânico Hamish Harding.

Paul-Henry Nargeolet, um ex-mergulhador da Marinha francesa que já explorou o Titanic antes, também está no navio, assim como Stockton Rush, executivo-chefe da OceanGate - a empresa por trás do mergulho.

Aviões e navios internacionais se juntaram à missão de busca urgente, que foi chamada de "muito complexa" pela Guarda Costeira dos EUA.

Oceangate demitiu especialista que alertou sobre a segurança de Titan em 2018


O especialista em submarinos David Lochridge foi demitido após sinalizar problemas de segurança. | 📷 David Lochridge

Um especialista em submarinos que trabalhou para a Oceangate – a empresa que opera o submersível desaparecido – alertou sobre possíveis problemas de segurança em 2018, de acordo com documentos judiciais dos EUA.

David Lochridge mudou-se da Escócia para o estado de Washington para trabalhar para a empresa. Em entrevista à BBC em 2017, ele se entusiasmou com a missão e disse que estava "destinada ao mar".

Mas, menos de um ano depois, ele alertou seus chefes de que falhas no casco de carbono do Titan poderiam passar despercebidas sem testes mais rigorosos e instou a empresa a ter uma agência externa para certificar a embarcação.

Ele disse que seus avisos verbais foram ignorados até que ele escreveu um relatório e foi chamado para uma reunião com vários funcionários - incluindo o executivo-chefe da OceanGate, Stockton Rush, que está a bordo do submersível desaparecido.

Oceangate respondeu demitindo Lochridge. A empresa o processou por revelar informações confidenciais, e o especialista em submarinos o processou por demissão sem justa causa. O processo foi resolvido posteriormente. Por meio de seu advogado, Lochridge se recusou a comentar hoje.

Os documentos do tribunal também afirmam que Lochridge descobriu que os fabricantes da janela frontal do Titan apenas o certificaram a uma profundidade de 1.300 metros. O naufrágio do Titanic está a 3.800 metros abaixo da superfície do oceano.


Quem está a bordo?



Suleman e Shahzada Dawood. | 📷  Família Dawood

Se você está apenas acompanhando esta história, aqui está um rápido lembrete de quem são os cinco passageiros a bordo do submersível desaparecido:

  1. Hamish Harding, 58 , um aventureiro britânico que já esteve no espaço e - várias vezes - no Pólo Sul.
  2. O empresário britânico Shahzada Dawood, 48 , membro de uma das famílias mais ricas do Paquistão e apoiador de duas instituições de caridade fundadas pelo rei Charles.
  3. Seu filho Suleman Dawood, um estudante de 19 anos.
  4. Paul-Henry Nargeolet, 77 , um ex-mergulhador da Marinha francesa que supostamente passou mais tempo no naufrágio do Titanic do que qualquer outro explorador e fez parte da primeira expedição a visitá-lo em 1987.
  5. Stockton Rush, 61 , diretor-executivo da OceanGate, empresa que opera as viagens do Titanic.

BBC 

Postagem Anterior Próxima Postagem