FAMÍLIA - Como a rotina ajuda o bebê a dormir – 7 dicas muito úteis para os pais

Como você pode ensinar um bebê a dormir? Sim, dormir também é ensinado e aprendido


Como ensinar um bebê a dormir? Quando nascem, os bebês não vêm com guia de manuseio, manual de instruções ou manual de uso. Eles não possuem botão ON/OFF. Dormir também é ensinado e aprendido. Mas como a rotina ajuda no sono do bebê? Estas 7 dicas muito úteis para os pais são a resposta. Apesar da grande e abundante informação que existe sobre o sono infantil , fazer com que o bebé durma o quanto precisa, na hora certa, e apenas, é um desafio que continua a manter muitos pais bem acordados e sem sono.

A importância da rotina da hora de dormir do bebê

Todos nós sabemos que a falta de sono afeta o humor, a concentração e o controle de uma pessoa . Isso deixa qualquer pessoa perturbada, mal-humorada e desanimada. Se um pai ou uma mãe não dormem, a paciência que deveriam ter para ensinar o bebê a dormir será nula. E tudo se tornará e crescerá como uma bola de neve. Eternos pais nervosos e chateados e bebês acordados.

A aprendizagem de um bebê é fundamentalmente baseada na repetição. Se você repetir a palavra “pai” muitas vezes , esta será a primeira palavra que o bebê dirá. Se você acostumar seu bebê a dormir com um ursinho de pelúcia, ele estará desenvolvendo um hábito . O mesmo acontece com a comida, com as brincadeiras e com o sono. Isso é uma rotina. E tudo vai exigir muita paciência.

Embora o sono do bebê não seja uma ciência exata, é preciso considerar que o sono do bebê não é a mesma coisa que o sono do adulto. O sono do bebê não é determinado pelo dia e pela noite. Um bebê não sabe diferenciar os diferentes momentos do dia. Seu sistema neurológico é imaturo e claramente precisa de padrões para responder. O sono pode ser um momento anunciado pelos pais ao bebê por meio de cantigas infantis, carícias, massagens , etc., agrupadas em uma rotina. Os bebês precisam de repetição rotineira e organizada para aprender.

Até os quatro meses de idade, os bebês dormem, como costumamos dizer, ‘pernas soltas’, em média 16 horas por dia. A partir do quarto mês, eles precisarão de nós para ajudá-los a adormecer. É aí que uma rotina deve ser usada. Cada bebê conforta de uma maneira diferente. Umas com músicas , outras com uma massagem, ou com o calor e o balanço dos braços da mãe. A rotina é um conjunto de atividades que devem ocorrer sucessivamente sempre no mesmo horário e que terminam quando o bebê está dormindo no berço.


7 dicas para os pais que são muito úteis na rotina de sono do bebê


Antes de levar a criança para o berço, sugiro uma rotina sobre o sono do bebê que para mim foi infalível nessas dicas:
  • Sempre dê banho no bebê no mesmo horário.
  • Faça uma pequena massagem com o creme hidratante, se possível com uma massagem relaxante.
  • Vista o bebê de pijama, enquanto você pode conversar com ele em voz baixa.
  • Ofereça o seio ou a mamadeira, ou o mingau ou o purê, dependendo da idade do bebê, acariciando a bochecha do bebê. Esse contato físico, mais do que rotineiro, deve ser uma demonstração espontânea de carinho.
  • Para fazer o bebê arrotar são necessários alguns tapinhas suaves em suas costas. Isso contribui para o sono do bebê.
  • Com o bebê nos braços, cante uma canção de ninar ou canção de ninar em um ambiente aconchegante e calmo, sem pressa ou estresse. Lembre-se que o bebê sentirá tudo o que você sente.
  • Ao perceber que o bebê está relaxado, coloque-o no berço, aconchegue-o e espere silenciosamente que ele feche os olhos e adormeça.
Aos poucos, o bebê vai associando todo o processo à hora de dormir. E assim, dia após dia. É importante considerar que, nesta fase, tudo o que você usar apenas uma vez no processo para conseguir o sono do bebê, terá que repetir sempre, quanto mais sistemático, melhor.

Refiro-me a levar o bebê para a sua cama, ou fazê-lo dormir em seus braços, ou dar-lhe chupeta ou deixá-lo chupar o dedo, e assim por diante uma infinidade de costumes que farão parte da rotina do bebê. Alguns são mais recomendados que outros, portanto, pense bem antes de iniciá-los ou deixar seu bebê fazê-lo.

O melhor é ter bem claro que tipo de rotina você conseguirá manter para o sono do bebê, e não se deixar vencer pelas ocasionais noites em que a criança não adormece. Certamente será por alguma coisa, uma doença, ou o nascimento de um dente , ou outro desconforto. Mesmo assim, você deve continuar com o ritual do sono.
Postagem Anterior Próxima Postagem