Figura emblemática da aviação militar, Eduardo Gomes protagonizou importantes capítulos da história nacional
A Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou, no último sábado(20), os 129 anos de nascimento do Marechal do Ar Eduardo Gomes, Patrono da Força Aérea Brasileira. A data destaca o compromisso da Instituição em valorizar o legado de excelência de um dos maiores visionários da história do Brasil.Figura emblemática da aviação militar, Eduardo Gomes protagonizou importantes capítulos da história nacional, com papel decisivo na estruturação do então Ministério da Aeronáutica, na década de 1940, chegando a exercer o cargo de ministro em dois períodos distintos. Sua liderança firme e espírito visionário foram fundamentais para a consolidação da identidade da FAB como instituição de Estado, pautada em valores que seguem guiando gerações de aviadores.

Primeiro Comandante do Grupo Misto de Aviação, sediado no lendário Campo dos Afonsos, Eduardo Gomes marcou a história ao impulsionar a criação do Correio Aéreo Nacional, missão pioneira que ampliou a presença da aviação em regiões remotas do Brasil e inaugurou uma era de integração nacional.
À frente de inúmeras operações humanitárias, muitas vezes em condições adversas, destacou-se pela serenidade e coragem. Sua fé e ações solidárias também renderam reconhecimento internacional, como a honraria da Ordem de São Silvestre, concedida pelo Vaticano.
Não por acaso, seu nome batiza uma das mais importantes comendas da Força Aérea Brasileira, destinada a reconhecer o mérito intelectual de militares que se destacam em suas funções.
O Marechal do Ar Eduardo Gomes deixou ensinamentos atemporais, entre eles a certeza de que gerações diferentes se complementam quando movidas pelos mesmos ideais nobres. Seu exemplo de liderança, patriotismo e espírito de união permanece vivo na história da Força Aérea Brasileira.