É hora de matricular seu filho, pois as matrículas para o ano letivo de 2026 já estão abertas em muitas redes de ensino.
Garanta antecipadamente a vaga de seu filho na escola de sua preferência
Legislação brasileira determina que toda criança esteja matriculada na escola a partir dos 4 anos.
O direito à educação é uma garantia a todas as crianças. No Brasil, a legislação determina que a idade escolar máxima para uma criança ficar fora da escola é até quatro anos de idade. Ou seja, antes disso é facultativo matricular o filho na escola e creche. Assim, a escola se torna obrigatória quando a criança completa quatro anos de idade até 31 de março do ano correspondente à matrícula.
Embora a legislação determine que a criança deve frequentar a escola a partir dos quatro anos, isso não é impedimento para matricular antes dessa idade. Por definição padrão, na educação básica o período pré-escolar é formado pela educação infantil e é direcionado a crianças de 0 a 6 anos, indo do berçário à pré-escola. Já o ensino fundamental vai dos 6 aos 15 anos, e o ensino médio vai dos 15 aos 18 anos de idade.
Afinal, quando matricular a criança na escola?
O momento ideal para matricular a criança na escola deve ser analisado com cautela pelos pais, pois mais importante do que a questão da idade é avaliar se a criança já tem condições de ficar longe dos seus cuidadores.
Por isso, na hora de decidir quando a criança deve ir à creche ou escola é fundamental fazer uma avaliação das necessidades e comportamentos da criança. Feito isso, o próximo passo é pesquisar os benefícios de colocar seu filho na creche ou escola e ponderar as vantagens e desvantagens.
Quanto mais cedo a criança tiver contato com outras pessoas melhor será para o seu desenvolvimento intelectual, físico e social. No entanto, uma das desvantagens de matricular a criança ainda muito pequena é a exposição a diversas doenças transmissíveis, visto que o sistema imunológico da criança nessa fase ainda está em formação.
Assim, deve-se considerar esses e outros fatores antes de decidir matricular a criança na escola. Mas os benefícios costumam ser maiores do que as desvantagens. Além disso, para ajudar nessa decisão também é importante conversar com um pediatra e o coordenador da instituição de ensino, quando possível.
Educação básica com bolsa de estudo
Colocar o filho em uma boa creche e escola com desconto é o sonho de toda família que entende a importância da educação. Mas nem sempre as mensalidades cabem no orçamento.
Uma forma acessível de economizar em creches e escolas é por meio de bolsas de estudo, que são uma forma democrática de possibilitar uma educação de qualidade nas melhores instituições de ensino.
Para garantir a vaga, reúna a documentação necessária (como certidão de nascimento, documento de identidade e comprovante de residência).
Passo a passo para garantir a matrícula
Verifique o cronograma: Fique atento ao prazo de matrículas divulgado pela prefeitura ou governo estadual, geralmente nos canais oficiais da secretaria de educação.
Reúna os documentos: Separe os documentos exigidos, que normalmente incluem a certidão de nascimento da criança, RG e CPF dos responsáveis, comprovante de residência atualizado, histórico escolar (para transferências) e carteira de vacinação.
Faça a inscrição
Rede privada: Entre em contato com a escola de sua preferência para agendar uma visita, obter informações sobre a proposta pedagógica e, em seguida, realizar a matrícula.
Finalize a matrícula: Compareça à escola para levar a documentação original, caso a inscrição tenha sido feita online, para efetivar a matrícula.
Garanta hoje sua vaga no Ícaro Colégio e Curso de Parnamirim/RN!


