É comum querermos compartilhar nossa comida com nossos pets, mas é importante lembrar que as necessidades alimentares deles são diferentes das nossas. Veja os alimentos que são prejudiciais e até fatais para elesPara alguns especialistas, a humanização dos animais de estimação é uma forma de abuso animal. | 📷 Freepik
Hoje em dia, a humanização dos animais de estimação tem se tornado cada vez mais difundida, ou seja, tratar cães e gatos como se fossem humanos, levá-los aos shoppings, vesti-los, comprar brinquedos para eles e até alimentá-los com a comida que a família costuma consumir.
No entanto, os animais não conseguem processar adequadamente alguns alimentos que nossos estômagos digerem naturalmente, mesmo muitos que são muito saborosos para nós, mas para eles podem até ser mortais.
Por esse motivo, vamos falar aqui sobre alguns alimentos que seus cães e gatos não devem comer em hipótese alguma, pois podem ser intoxicados ou causar sérios danos ao organismo por não conseguirem digerir esses alimentos como nós, ou até mesmo causar sua morte.
Mas antes de listar esses alimentos proibidos e os que são recomendados, falamos de bebida: uma bebida totalmente contraindicada é o álcool, que embora não seja um alimento, é uma substância que cães e gatos não conseguem metabolizar corretamente e pode causar desorientação, incontinência urinária e até danos graves ao fígado e aos rins com apenas algumas doses.Os estômagos dos animais de estimação não foram feitos para comer as mesmas coisas que os humanos. | 📷 Freepik
No caso dos gatos, chocolate e laticínios são proibidos: eles contêm teobromina, um elemento que os felinos demoram muito para processar e expelir do organismo. Se consumidos regularmente ou em grandes quantidades, podem causar intoxicação e aceleração dos batimentos cardíacos, diarreia, vômitos, insuficiência sistêmica e podem levar à morte.
Os cães também não devem comer chocolate e abacate, pois eles contêm teobromina, um componente que os cães metabolizam mais lentamente do que os humanos, pois geralmente é muito tóxico. A teobromina se acumula nos órgãos do cão e pode atingir níveis altamente tóxicos, causando vômitos e diarreia acompanhados de fortes dores intestinais.
Por outro lado, temos também o café, que é fatal para o sistema nervoso do animal e pode causar taquicardia tanto em gatos quanto em cães.
Incluídos na lista estão cebola e alho, que afetam o sistema circulatório e causam deterioração dos glóbulos vermelhos. O alho pode até ser tóxico e causar hemorragia interna, por isso você nunca deve dar esses alimentos a eles, sejam eles cozidos ou crus.
Outros alimentos que, embora não sejam proibidos, devem ser consumidos com moderação pelos gatos são as salsichas: seu alto teor de sal e gordura pode causar hipertensão ou pancreatite. Carne e peixe crus também são perigosos, mas principalmente por causa dos parasitas que podem conter.
É importante saber que o pH do estômago dos animais de estimação não é o mesmo que o dos humanos, então essa diferença torna quase impossível a digestão de certos alimentos que os humanos comem, por isso é preciso ter um cuidado especial.
Quais alimentos são recomendados para seu pet?
O salmão é uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3, que são bons para manter o pelo do seu cão saudável e brilhante, além de fortalecer seu sistema imunológico. Frango cozido também é bom para eles, pois não só acrescenta sabor e textura, mas também acrescenta mais proteína à dieta. Alguns vegetais são uma boa escolha, por exemplo, a abóbora, pois é uma fonte de fibras e betacaroteno/vitamina A.
A abóbora auxilia na saúde do trato gastrointestinal canino e também pode ajudar cães com problemas digestivos. As cenouras também são boas para os dentes dos cães, pois são baixas em calorias e ricas em fibras e betacaroteno/vitamina A. Ovos cozidos para seu animal de estimação são uma boa maneira de aumentar a quantidade de proteína em sua dieta.
A aveia é rica em fibras solúveis, o que pode ser especialmente benéfico para cães mais velhos com problemas de irregularidade intestinal. Também é uma boa alternativa para cães alérgicos ao trigo, mas deve ser cozido e sem adição de açúcar ou aditivos de sabor.
Por fim, as maçãs ajudam a limpar resíduos dos dentes, refrescando o hálito, e são uma boa fonte de fibras e de vitaminas A e C. Mas evite dar caroços de maçã, pois eles podem causar asfixia.