"A abertura da Ponte Huajiang Grand Canyon reduz o tempo de viagem de duas horas para dois minutos", explicou um funcionário do governo

A ponte mais alta do mundo foi aberta ao tráfego na China no domingo, culminando um feito de engenharia que levou três anos para ser construído, informou a mídia oficial.
A Ponte Huajiang Grand Canyon se estende por 625 metros sobre um rio e um amplo desfiladeiro na província de Guizhou, no sul, que também abriga a Ponte Beipanjiang, com 565 metros de altura, agora a segunda ponte mais alta do mundo.
Imagens de drones divulgadas ao vivo pela mídia estatal mostraram veículos passando pela enorme estrutura, cujas torres de suporte azuis estavam parcialmente cobertas por nuvens.
The tallest bridge in the world, the Huajiang Grand Canyon Bridge in #Guizhou, China, opens today. 🇨🇳
— Bridging News (@BridgingNews_) September 28, 2025
Rising 625 m above the Beipan River and stretching 2,890 m with a 1,420 m main span, it has cut the crossing time between the banks from two hours to about two minutes.… pic.twitter.com/NUlDF33FiK
Engenheiros, autoridades e multidões de curiosos se reuniram na ponte para a cerimônia que marcou o início do projeto.
" A abertura da Ponte Huajiang Grand Canyon reduz o tempo de viagem de um lado para o outro de duas horas para dois minutos", disse Zhan Yin, chefe do Departamento Provincial de Transportes.
A ponte recém-inaugurada levou três anos para ser construída, informou a Xinhua.
A China investiu em grandes projetos de infraestrutura nas últimas décadas, um período de rápida expansão econômica e urbana no país.