SAÚDE - UPA de Macaíba se destaca pelo uso de trombolíticos em pacientes infartados

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaíba tem se destacado pela qualidade de atendimento no Estado, pelo acesso a um tratamento que pode salvar vidas em casos de infarto: o uso de trombolíticos.


De acordo com o médico Igor Dantas, que já atuou em diversas unidades de saúde de Natal e Parnamirim, nenhuma outra UPA dispõe da mesma estrutura encontrada em Macaíba. “Nenhuma dessas UPAs tem tratamento com trombolíticos e tem a estrutura que temos aqui. O trombolítico é um medicamento de alto custo, cada dose ultrapassa sete mil reais, mas que faz a diferença no atendimento de pacientes infartados”.

O médico explica que em situações em que o fluxo sanguíneo do coração é interrompido, a aplicação imediata do trombolítico pode evitar a necessidade de cirurgia ou cateterismo de urgência, procedimento disponível apenas em Natal. “Aqui a gente consegue fazer na hora, com alto índice de reperfusão, ou seja, de pacientes que melhoram de fato. Isso significa evitar que o coração fique insuficiente e que o paciente precise tomar vários medicamentos por toda a vida”, disse Igor Dantas.

Segundo ele, a importância do trombolítico é enorme para a saúde. “Ele salva vidas e garante qualidade de vida para o paciente depois do infarto. A população precisa compreender isso e utilizar a UPA de forma correta, deixando a urgência para quem realmente precisa”, falou o médico.

Igor Dantas destacou ainda, que a UPA de Macaíba é a única do Estado a contar com ambulância UTI própria, reforçando a capacidade de resposta em casos graves, e muitos pacientes ainda desconhecem essa estrutura diferenciada disponível no município. “A gestão municipal também investiu em novos equipamentos e na ampliação da equipe, pois já garantiu o acompanhamento de fisioterapeutas aos pacientes internados na unidade.

📷 Edeilson Morais
Ascom/PMM
Postagem Anterior Próxima Postagem