VIVA A LIBERDADE - Javier Milei se encontrou com Elon Musk no Texas e visitou a fábrica da Tesla

O presidente e o poderoso empresário tiveram um encontro cordial em Austin. Ambos têm afinidade ideológica e perspectiva semelhante sobre a agenda internacional, que é atravessada pela guerra no Médio Oriente, pelas eleições nos EUA e pelo impacto da tecnologia na informação pública


O presidente Javier Milei reuniu-se hoje com Elon Musk em Austin (Texas) . O presidente argentino saiu de Miami por volta das 8h15 locais (mais dois na Argentina ) e deu de cara com o poderoso empresário dono da rede social de exploração comercial, e principal acionista da Tesla, empresa de veículos elétricos que está mudando a indústria automotiva . Milei pretende abrir um caminho de investimentos para a Argentina com Musk, mas também fortalecer uma relação pessoal com simetria ideológica e pragmatismo político. Após a palestra, o presidente argentino foi conhecer a fábrica automotiva.

O presidente e Musk se encontraram no encontro e não prorrogaram o encontro porque o empresário precisava ir a Los Angeles; Ele apenas adiou a viagem para se encontrar com o chefe de Estado argentino.

Milei e Musk apoiam o direito de Israel se defender dos ataques terroristas cometidos pelo Hamas em 7 de outubro de 2023. E os dois – o presidente e o empresário – viajaram a Jerusalém para expressar sua solidariedade ao povo israelense e visitar os kibutzim atacados pelo organização fundamentalista financiada pelo Irão .

Com o surgimento de Barack Obama no cenário político dos Estados Unidos , Musk mostrou-se inclinado a apoiar a sua candidatura à Casa Branca . E quando Donald Trump derrotou Hillary Clinton , o proprietário da SpaceX colocou em jogo o seu apoio pessoal e as suas contribuições de campanha para a perturbadora nomeação republicana.

Trump com seu estilo desenfreado une Milei com Musk . O Presidente tem dito que o seu alinhamento estratégico é com os Estados Unidos, mas deixou claro que a sua afinidade política pessoal é reconhecida no programa de campanha de Trump , que visa derrotar Joseph Biden nas eleições de novembro.

Às coincidências sobre a situação no Médio Oriente e a agenda interna dos Estados Unidos , soma-se a gestão e a importância que Milei e Musk atribuem às redes sociais. Na verdade, a participação ativa de Milei no X (antigo Twitter ) deu início ao relacionamento com o empresário australiano, que é seu dono e guardião de seu conteúdo.

Musk entendeu que a comunicação global precisa das redes sociais para impor conteúdos – não importa o que aconteça – e que as mídias tradicionais – televisão, jornais e rádio – sofrem fragmentação diária porque cada celular se tornou um canal de informação.


Milei aplicou essa mesma ideia para chegar à Casa Rosada . E repete o conceito para governar: a mídia tradicional questiona seu tempo nas redes sociais, mas o presidente domina a cena pública com seus tweets ou Xs que posta noite e dia.

Quando Musk adquiriu o Twitter e mudou seu nome para X, ele tomou duas decisões editoriais importantes: suspendeu a proibição de Trump de postar naquela rede social e contratou Tucker Carlson como apresentador do Twitter.

Em plena campanha eleitoral, Carlson entrevistou Milei no X com repercussão histórica nas redes sociais. A reportagem ultrapassou 300 milhões de visualizações e relegou outras postagens de Cristiano Ronaldo, Rihanna e Obama.

Musk descreveu a nota entre Milei e Musk como “muito interessante” e republicou a reportagem em sua própria conta X, que, na época, tinha 160 milhões de seguidores. “Será mais que bem-vindo na Argentina no próximo ano se tivermos sucesso”, convidou Milei ao ler o comentário do CEO da X.

A proximidade virtual entre Milei e Musk se aprofundou após o segundo turno de novembro. Musk respondeu a um comentário da conta “ EndWokeness ” que dizia em inglês: “Merda, a Argentina acaba de eleger Javier Milei como seu próximo presidente. Hoje se fez história na Argentina .” E depois, também em inglês, Musk acrescentou: “ A prosperidade está à frente para a Argentina ”, traduzível como “Há prosperidade para a Argentina ”.

Postagem Anterior Próxima Postagem