REDE SOCIAL - Além do Brasil, o X é bloqueado em oito países; veja quais são eles

A maior parte dos casos de proibição da rede social estão atrelados a questões políticas e de segurança


O X, antigo Twitter, está suspenso no Brasil por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), mas o caso não é inédito para a plataforma de Elon Musk. Outras oito nações também não permitem o uso da plataforma em seus territórios.

O Brasil se junta a países como Rússia, China, Coreia do Norte, Irã, Turcomenistão, Mianmar, Paquistão e Venezuela. A maior parte dos casos de proibição da rede social está atrelada a questões políticas e de segurança.

Por aqui, o X foi suspenso após a plataforma não indicar um representante legal no Brasil, conforme uma determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes. O embate entre a empresa e o magistrado vem de meses, culminando no bloqueio da rede social.

O primeiro país a proibir o uso da plataforma nacionalmente foi a China, quando o X ainda era chamado de Twitter. O bloqueio foi feito em 2009, dois dias antes do 20º aniversário do massacre na Praça da Paz Celestial, em Pequim.

Mianmar, Rússia e Paquistão foram casos de bloqueios recentes. Mianmar proibiu a plataforma em fevereiro de 2021, devido a protestos contra o golpe militar que derrubou o governo civil da ex-presidente e Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi. Desde então, os militares no poder mantêm controle da internet.

📷 Fotomontagem: Geilson Souto

Postagem Anterior Próxima Postagem