ESPORTE - Messi ganhou o prêmio FIFA The Best pelo segundo ano consecutivo

O capitão da Seleção Argentina e do Inter Miami recebeu o prêmio de melhor jogador do mundo


O craque rosário Lionel Messi, em definição disputada com o norueguês Erling Haaland, conquistou o prêmio FIFA The Best como melhor jogador do ano de 2023, e obteve assim sua terceira estatueta, que amplia sua lenda no mundo do futebol, com um novo recorde de sua vasta e rica carreira que reconhece todos os tipos de reconhecimentos individuais e de grupo.

O vencedor da Bola de Ouro em oito edições alcançou recorde nos prêmios FIFA The Best e com três prêmios (2019, 2022 e 2023) separou-se do português Cristiano Ronaldo (2016 e 2017) e do polaco Robert Lewandowski ( 2020 e 2021).

Messi, que esteve ausente da cerimônia que decorreu no auditório Eventin Apollo, em Londres, venceu os franceses Kylian Mbappé e Haaland. O atacante inglês do Manchester City foi apontado como favorito por diversos meios de comunicação especializados. Porém, o voto de capitães e treinadores de seleções, jornalistas e torcedores optaram pelo símbolo e figura do último campeão mundial.
Messi e Haaland, com 48 pontos, empataram na votação, mas o artilheiro da seleção argentina conseguiu maior percentual entre os capitães que o escolheram (13 contra 11).

No período de 19 de dezembro de 2022 a 20 de agosto de 2023, Messi disputou 32 partidas, marcou 24 gols e conquistou dois títulos: o Campeonato Francês (com o Paris Saint Germain) e a Copa das Ligas (com o Inter Miami). Nesse período, Haaland marcou 34 gols em 41 jogos e sagrou-se campeão quatro vezes pelo City (Premier League, FA Cup, Liga dos Campeões Europeus e Supercopa Europeia) e Mbappé marcou 27 gols em 28 jogos, com dois títulos em seu currículo.

Os indicados a Melhor Jogador estiveram ausentes em Londres: Messi preferiu continuar com os trabalhos de pré-temporada com o Inter Miami, dos Estados Unidos, Haaland segue se recuperando de lesão e Mbappé recusou o convite. Desta forma, o ex-jogador de futebol francês Thierry Henry, um dos anfitriões do evento junto com o jornalista britânico Reshmin Chowdhury, recebeu o prêmio em nome do rosário.



A cor argentina ficou completa com o torcedor do Columbus, de Santa Fé, Hugo "Toto" Íñiguez, que ganhou o prêmio de Melhor Torcedor.

Já o prêmio de melhor jogadora foi para a média espanhola Aitana Bonmatí (Barcelona), que venceu a colombiana Linda Caicedo (Real Madrid) e a sua compatriota Jenni Hermoso (Pachuca).

O capitão da seleção argentina também foi incluído no 11 ideal do The Best, organizado pela FIFA em conjunto com a FIFPRO, o sindicato mundial dos jogadores de futebol, e ampliou para 17 a sua presença na seleção votada pelos próprios futebolistas.

A formação ideal incluía o goleiro belga Thibaut Courtouis. Na linha defensiva foram escolhidos os ingleses John Stones e Kyle Walker e o português Rúben Dias. O meio-campo era formado pelo português Bernardo Silva, pelo inglês Jude Bellingham e pelo belga Kevin De Bruyne. A linha de frente era formada por Haaland, Mbappé, Messi e o brasileiro Vinicius Jr.

O espanhol Josep Guardiola foi eleito o melhor treinador, na lista que partilhou com os italianos Simone Inzaghi (finalista da Liga dos Campeões com o Inter) e Luciano Spaletti (campeão da Série A com o Nápoles). O catalão, multicampeão com o Manchester City, conquistou pela primeira vez o prêmio The Best após três indicações (2019, 2021 e 2022).

Desta forma, Pep junta-se aos vencedores anteriores: Claudio Ranieri (2016), Zinedine Zidane (2017), Didier Deschamps (2018), Jürgen Klopp (2019 e 2020), Thomas Tuchel (2021) e Lionel Scaloni (2022). Segundo o relatório da FIFA, tanto Messi quanto Scaloni votaram em Guardiola.

A holandesa Sarina Wiegman foi eleita a melhor técnica de 2023. A treinadora da Inglaterra conquistou o prêmio pela segunda vez consecutiva e pela quarta vez na carreira (2017, 2020, 2022 e 2023), o que foi um recorde. Wiegman prevaleceu sobre o catalão Jonatan Giraldez, que dirige o Barcelona da Espanha; e Emma Hayes, técnica do Chelsea da Inglaterra.

O prêmio de melhor goleira, pela segunda vez consecutiva, foi para a inglesa Mary Earps. O jogador de futebol do Manchester United, vice-campeão mundial e campeão da Finalíssima contra o Brasil, derrotou a australiana Mackenzie Arnold (West Ham) e a catalã Catalina Coll (Barcelona).

Enquanto isso, o time ideal feminino era formado por: Earps; Olga Carmona, Lucy Bronze e Alex Greenwood; Kiera Walsh, Alessia Russo, Lauren James, Ella Toone, Aitana Bonmatí; Alex Morgan e Sam Kerr.

Por sua vez, o brasileiro Ederson, titular do Manchester City, conquistou o prêmio de melhor goleiro, à frente do marroquino Yassine Bounou (mais conhecido como Bono) e do belga Courtois. Desta forma, a menção fica nas mãos de outro sul-americano após o reconhecimento de Emiliano “Dibu” Martínez em 2023.

A cerimônia de premiação FIFA The Best também lembrou as lendas do futebol Sir Bobby Charlton, Mario Zagallo e Franz Beckenbauer, falecidos nos últimos meses, com vídeos emocionantes.

O brasileiro Guilherme Madruga ganhou o Prêmio Puskas de melhor gol pelo espetacular chute de bicicleta, de fora da área, para o Botafogo do Brasil.

Da mesma forma, a seleção brasileira conquistou o prêmio Fair Play pela luta contra o racismo e a lendária jogadora brasileira Marta recebeu menção especial por sua extensa carreira.
Postagem Anterior Próxima Postagem